Para comprar seu veículo
Algumas dicas importantes, que devem ser observadas antes de se efetuar uma compra.
* ESCOLHA DA MARCA E MODELO
Com certeza você já leu em revistas, jornais e sites dicas de como comprar um veículo. Essas dicas referem-se ao estado do veículo e seus componentes mecânicos, quando se trata de usados. Quando o assunto trata de zero km, as dicas procuram orientá-lo quanto ao financiamento, prazos de entrega, credibilidade do estabelecimento e principalmente preços mais baixos.
Por mais que o automóvel seja um bem de consumo, no Brasil ele NÃO é adquirido dessa forma, por questões culturais e até pelo custo que gera, entre impostos, despesas com manutenção, equipamentos, seguros, etc.
Para muitos o automóvel está presente no seu dia-a-dia e neste caso a escolha do modelo e seus acessórios torna-se mais fundamental ainda. Afinal, quem vive em cidades como São Paulo, não é difícil passar uma hora e meia dentro do seu carro para voltar para casa, no fim da tarde.
Não se empolgue logo de cara. A escolha do automóvel ideal depende fundamentalmente do usuário principal e devem ser considerados diversos aspectos.
O primeiro deles é quantas pessoas utilizam o carro com maior freqüência, ou seja: se você roda 90% do tempo sozinho, não faz sentido ter um Renault Scénic ou GM Zafira. Na verdade você nem precisa de um carro de 4 ou 5 portas.
O local onde você mais utiliza o veículo também é muito importante, pois quem roda sempre em centros urbanos precisa de um carro ágil, fácil de estacionar e com um motor de cilindrada pequena ou média. Aqui encontramos um grande paradigma. Nem sempre um veículo de baixa cilindrada, os populares 1.0, é mais econômico que um outro equipado com motor 1.3, 1.4 ou 1.6. Pergunte a outros proprietários o consumo de seus veículos e compare com o seu. Vários proprietários de carros 1.0 me disseram que têm obtido consumo em torno de 10 km/l e já vi casos de motores de cilindrada um pouco maior obterem marcas de 11 a 12 km/l.
O que você carrega no seu carro é mais um item a ser considerado. Pessoas que trabalham com o próprio carro e precisam transportar produtos, amostras, etc. (vendedores ou representantes comerciais) devem possuir um veículo com porta-malas compatível.
O status que o seu carro representa é mais um aspecto. Imagine que você circula por regiões conhecidas por assaltos freqüentes com um novíssimo Audi A3. Vai parecer que quer ser assaltado. Há carros que chamam mais atenção mesmo que não sejam tão caros. Compare um Audi A3 1.6 básico com um GM Vectra CD 2.2 16V completo. Este último é consideravelmente mais caro, porém o A3 passa a “imagem” de mais status, chamando mais atenção.
O assunto segurança já nos faz lembrar do seguro. Cada vez mais necessário, o seguro do veículo pode chegar a custar 30% do valor do carro. Carros como o Fiat Stilo, Ford Focus, VW Golf, GM Astra, Audi A3, Renault Mégane e Peugeot 307 concorrem no mesmo segmento e, dependendo dos opcionais, têm preços aproximados, porém o valor do prêmio do seguro pode variar até 200% de uma modelo para outro. Portanto, consulte diversas cotações em várias seguradoras antes de decidir pela compra, afinal você pode se surpreender com alguns valores.
Já que falamos de opcionais, estes podem ser adquiridos originais (quando o veículo já sai equipado com eles da linha de montagem) ou no pós-venda, em concessionárias ou lojas de acessórios. Lembre-se que estamos no terceiro milênio, portanto carros de luxo sem vidros elétricos, direção assistida e ar-condicionado nem pensar! Também considere que muitos acessórios, além de proporcionarem conforto, trazem segurança à condução. Como é caso do climatizador de ar, que por permitir que você circule de vidros fechados em dias quentes, lhe traz mais segurança. Na hora da venda do veículo estes equipamentos também são levados em conta.
Também vale lembrar que as películas escurecidas para vidros, além de melhorarem a temperatura interna do veículo, dão um pouco mais de segurança.
Embora tenhamos sugerido diversas diretrizes para você eleger seu carro, uma delas (talvez a mais decisória) foge da razão. Como todo brasileiro é apaixonado por carros, o gosto pessoal impera na hora da compra. Conheço um representante comercial que não transporta nada e roda sozinho por São Paulo em uma GM Silverado a gasolina! Ele tem paixão pela picape.
* VEÍCULO
Quando vir o veículo, prefira horários diurnos e locais públicos. Haverá mais luminosidade para averiguar eventuais problemas, e será mais seguro.
Desconfie de valores abaixo do mercado para veículos novos ou usados.
Desconsidere ofertas de pessoas que dizem ser funcionárias ou intermediárias de fabricantes. As fábricas não autorizam, em nenhuma circunstância, seus funcionários a comercializarem veículos zero km.
Esteja ciente de que o produto a ser adquirido atenda as suas necessidades. Confira itens como quilometragem, opcionais e estado geral do veículo. Se tiver dúvidas procure um profissional mecânico qualificado de sua confiança.
* DOCUMENTAÇÃO
Antes de fechar negócio, cheque possíveis multas, alienação ou bloqueios administrativos (furto - judicial - sinistro – docs apreendidos e etc..)junto ao Detran, o que você pode fazer utilizando-se das CONSULTAS ON-LINE AQUI NO NOSSO SITE, ou se preferir use nossa CENTRAL DE ANTENDIMENTO para obter ajuda.
Confira documentos como comprovante de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e seguro obrigatório (DPVAT); Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo; Certificado de transferência ( que deverá estar em nome de quem esta lhe vendendo e se fechado o negócio deverá ser preenchido datado e ter a firma reconhecida por autenticidade. Exija os documentos originais do veículo e verifique-os com órgãos oficiais competentes.
Confira os números do CHASSI, MOTOR e VIDROS que estão gravados no veículo. Eles devem ser iguais aos que constam no certificado de propriedade, além de alinhados, com espaçamentos regulares e contornos uniformes. Se tiver qualquer dúvida faça uma Vistoria Vistoria em um dos postos do Detran (vide guia endereços), onde deverá ser apresentado:
- Original do CRV - Certificado de Registro do Veículo (doc. de transferência).
Para vender seu veículo
Congestionamento
Para não ter que se preocupar com multas
Direção defensiva
Primeiros socorros
Dirigindo na chuva
Guia anti-crime
Seguro obrigatório
CORRETA LEGALIZAÇÃO
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 142 Lj 17 - Tijuca - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2569-2772